domingo, 6 de abril de 2014

Patê Vegetariano do OU

Um patê que inventei para levar ao trabalho num dia em que não tinha tanta coisa disponível em casa e tudo havia fechado. No dia seguinte eu deveria levar algo para um café coletivo. Ficou delícia e desde então já fiz várias vezes e várias pessoas que ensinei fizeram também. O nome é porquê seus ingredientes são cheios de possibilidades de substitutos, já fiz várias combinações. Me comprometo à fazer em breve e tirar uma foto...

INGREDIENTES
Ricota ou queijo similar à ela (a quantidade vai depender de quanto você precisa);
Temperos em pó ou tabletes;
Manjericão desidratado ou orégano;
Creme de leite ou maionese.
Molho de pimenta verde ou vermelha

PREPARO
Rale o queijo ou ricota em formato de grãos pequenos, se não tiver um ralo assim, pode ser em formato de fiapos também. Uma vez ralado, observe o volume de queijo e numa panela coloque água equivalente a aproximadamente 1/3 do volume de queijo. Nela acrescente o caldo ou pó para temperar, e também o manjericão desidratado ou o orégano. Eu prefiro com manjericão, dão mais sabor. Leve ao fogo e deixe ferver até a água mude de cor e que o tempero se dissolva. Desligue, aguarde esfriar. Misture ao queijo e acrescente o creme de leite ou maionese e o molho de pimenta. Eu prefiro com creme de leite. Se utilizar maionese não demore para consumir. Eu costumo acrescentar bem pouco do creme de leite ou maionese, o maior motivo é para deixar o paté mais cremoso.

VARIAÇÃO MALUCA: Para dar um encorpada eu já acrescentei aveia bem fininha. Gostei muito e todos no trabalho da época também.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário