domingo, 6 de abril de 2014

Coxinha de Berinjela

Considerei muito gostosa!!! Não perde em nada para uma de frango. Recomendo para quem nunca fez coxinha antes, que peça auxílio a alguém que tenha experiência, pois achei complicado entender o ponto da massa, fechar e fritar. O fritar é um caso à parte, o óleo borbulha e espuma muito às vezes, pode derramar no fogo e incendiar. Uma dica boa é fechar como pasteizinhos ou usar fabrica de coxinhas (a forma branquinha na foto).

INGREDIENTES – MASSA
Farinha de trigo sem fermento;
Azeite ou óleo;
“Maisena” (vou chamar assim mesmo);
Temperos e condimentos (recomendo apenas sal e alho);
Corante (caso deseje uma massa laranjada);
Farinha de rosca para empanar.

INGREDIENTES – RECHEIO
Berinjelas cortadas em pedaços bem pequenos;
Pimentão em pedaços pequenos também;
Azeite;
Temperos e condimentos (recomendo pimenta do reino, sal e alho).

RENDIMENTO: Só depende de você. O recheio rende bastante, a massa também. Não exagere na quantidade inicial.

PREPARO - MASSA
Refogue os temperos em azeite ou óleo, inclua também o corante, para 300g de farinha utilize 3 colheres de sopa. Depois de refogado, acrescente água, o volume de água irá indicar bem aproximado o volume de massa. Deixe ferver por 5 minutos. Em seguida acrescente farinha e mexa ao mesmo tempo.
Faça o possível para conseguir a massa homogênea ainda na panela. Depois que retirar da panela para esfriar, se necessário pode acrescentar mais farinha, porém não é bom deixar para acrescentar nesse momento, pois a farinha predominará com sabor cru na massa.
Numa superfície plana, com a massa já fria, você poderá dar o toque final à consistência da massa. Ele deverá ficar com aspecto similar à massa de modelar. Se estiver grudando muito, acrescente um pouco mais de farinha. Não se esqueça de antes de levar a massa à superfície plana salpicar farinha na superfície, evitando assim que a massa grude.
Modele a massa acrescentando o recheio e feche. Para empanar passe a coxinha já fechada em água de temperatura ambiente e depois a jogue na farinha de rosca. Já pode fritar.
Fritar requer certa experiência como toda a receita, tome cuidado, o óleo de fritura pode borbulhar muito, transbordar e até incendiar. Acrescente cada uma com cuidado e atenção, evite usar o óleo muito quente, desligue entre uma fritada e outra se houver muita precipitação ao acrescentar coxinha para fritar.

PREPARO – RECHEIO
Descasque e pique as berinjelas, logo em seguida deixe-as de molho em água potável em temperatura ambiente por 15 minutos. Se desejar pode repetir a ação.
Pique os pimentos e refogue-os com os temperos que desejar. Em seguida acrescente as berinjelas. Não use muito óleo nem azeite (principalmente azeite) ou o recheio irá impedir a massa de fechar.
Deixe cozinhar o recheio por média de 10 minutos. Talvez um pouco menos. Mexa para não queimar, em último caso acrescente um pouco (mas pouco mesmo) de água para não queimar. Deixe esfriar e pode fechar as coxinhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário