quarta-feira, 30 de abril de 2014

Biscoito de Cerveja

Eu fiz ele inocentemente, pensei que era um biscoito meio agridoce que compro de vez em quando. Qual foi minha surpresa? Fica deliciosamente parecido com o famoso e caro "biscoito Champanhe". Gostei demais.

INGREDIENTE
1/2 quilo de farinha de trigo (com fermento. Você pode usar sem fermento também, basta colocar uma colher de chá e meia de fermento);
1 copo de óleo;
1 xícara de açúcar;
1 copo de cerveja;
Açúcar refinado, ou de confeiteiro para passar os biscoitos.

RENDIMENTO: 1 tabuleiro grande e mais 2 pequenos, não soube converter, deu isso. *Risos...

PREPARO
Misture todos ingredientes. Mexa e sove bastante a massa, até que ela fique homogênea. Depois é só modelar o biscoito e jogar no açúcar refinado, ou de confeiteiro.
Eu recomendo que você não passe ele no açúcar cristal, ou o biscoito ficará muito duro por fora, parece que no processo o açúcar cristal se hidrata (ou algo parecido) e ficam uns cristais muito grandes. Se dispor apenas do açúcar cristal, bate meia xícara dele por vez no liquidificador e obterá algo parecido com açúcar refinado, eu fiz assim. A massa é difícil de modelar, eu fui modelando e sempre passando um pouco de manteiga nas mãos para grudar menos, você pode passar farinha também.

Feito tudo, leve ao forno em fogo médio ou alto, depois que crescer um pouco abaixe o fogo para corar. Unte muito bem os tabuleiros, pois o biscoito tende à grudar. Leva em média meia hora para ficar pronto. Mas esteja sempre atento, assa de repente. Não cometa o mesmo erro que eu de colocar todos os biscoitos muito perto um do outro e depois todos virarem um só, *risosdenovo.

Após assado, evite esperar esfriar para tirar eles da forma. Quanto mais tempo passar, mais difícil é de sair. Pelo menos os meus foram assim, só fiz uma vez. Embora recomendo uma espátula, porque quentes eles tendem à quebrar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário